Rua Tibiri, 59 (próximo do metrô Jd. São Paulo - Airton Senna) - São Paulo - SP (VER MAPA)
CEP: 02043-070 | Tel.: +55 11 5549.6160 | acacs-sp@santiago.org.br
Atendimento ao Público: 2ª à 6ª feira das 9h00 às 17h00(com agendamento), Sábado: Das 9h00 às 13h00

SIGA A ACACS-SP!

social face social instagram social youtube

Antes de mais nada é preciso ambientar-se com a rota. Leia sobre a história do caminho e das peregrinações. Conhecer a experiência de outros peregrinos também pode ajudar bastante. Mas lembre-se: o motivo que leva a percorrer a rota é pessoal. Não existe um motivo certo ou errado, adequado ou não. Existe sim o seu motivo, aquele que é verdadeiro para você.

O Caminho de Santiago está sempre aberto a todas as pessoas, independentemente da idade, sexo, nacionalidade ou crenças religiosas. É importante que você saiba que esta viagem não está reservada apenas a algum tipo especial de pessoa. Mais importante é saber dosar o esforço em função do tempo disponível, da idade e das possibilidades físicas.

Cada peregrino é livre para caminhar, pedalar ou cavalgar até Santiago de Compostela quando quiser, com quem desejar e da maneira que lhe for mais conveniente. Não é necessário ser jovem, atleta ou esportista para ser um peregrino. Há histórias de jovens e idosos, sadios e doentes, famílias inteiras, fortes e fracos, e, sem dúvida, muitos, muitos mesmo, iguais a você. Também não é necessário que você saiba por que está indo.

Se você não souber o motivo, certamente o descobrirá ao longo do caminho. Ou, quem sabe, ao longo da vida, seu já conhecido caminho.

Por ser uma viagem totalmente aberta, não há inscrições, reservas ou prazo, apenas uma credencial para quem desejar usar os albergues. Você não precisa de guias turísticos nem metas pré-determinada para ser um peregrino tradicional. O Caminho está lá, você vai quando puder; inicia a caminhada onde quiser, anda a cada dia o quanto seu corpo aceitar. Come, descansa e dorme onde a fome ou à noite o encontrarem. Com prudência, você será seu próprio guia. Procure seguir nossos conselhos práticos sobre preparação, clima e equipamentos, mas lembre-se: seu espírito, ao caminhar, será seu próprio caminho.