R. França Pinto, 203 - Vila Mariana - São Paulo - SP
CEP: 04016-031 | Tel/Fax:(11) 5549.6160 | acacs-sp@santiago.org.br
Atendimento ao Público: De segunda a sexta das 14h às 18h, sábado: Das 10h às 14h

SIGA A ACACS-SP!

social face social flickr social youtube

Falar de clima e temperatura é uma tarefa extremamente difícil. A melhor época para percorrer o Caminho de Santigo é entre a segunda quinzena do mês de abril até outubro. Porém alertamos que, entre julho e a primeira quinzena de agosto, o peregrino enfrentará as altas temperaturas do verão espanhol e o período de férias na Europa. Nessa época, você poderá encontrar os albergues lotados e, em geral, os preços mais altos. Mesmo assim, caso você só possa ir em julho ou agosto, pé na estrada. Aprender a conviver com um maior número de pessoas talvez seja o seu grande desafio.

Regra geral: Fazer o Caminho no inverno europeu é totalmente desaconselhável. A neve bloqueia a passagem dos peregrinos, principalmente nas regiões de maior altitude, como nos Pirineus, Foncebadón e Cebreiro, o que pode tornar a peregrinação uma experiência perigosa. Além disso, para enfrentar o frio é necessário estar muito bem agasalhado, o que representará um peso excessivo em sua mochila.

Para concluir, o ideal mesmo é optar pela primavera ou outono europeu, escolhendo para partir alguma data entre a primeira quinzena de maio e a primeira quinzena de junho, ou entre a segunda quinzena de agosto e a segunda quinzena de setembro. Leve em conta o tipo de clima que você se adapta melhor, mas não se esqueça da mochila “grudada” em suas costas e da distância a ser percorrida.