R. França Pinto, 203 - Vila Mariana - São Paulo - SP
CEP: 04016-031 | Tel/Fax:(11) 5549.6160 | acacs-sp@santiago.org.br
Atendimento ao Público: De segunda à sexta das 14h às 17h30, Sábado: Das 9h30 às 13h00

SIGA A ACACS-SP!

social face social flickr social youtube

NOTÍCIAS ATUAIS DO CAMINHO DE SANTIAGO

Queridos Peregrinos e Peregrinas, Ultreya!

Esperando que todos estejam bem e com saúde.

Em Março último, atendendo às determinações das autoridades, nossa Associação interrompeu suas atividades presenciais regulares de informações sobre a Peregrinação a Santiago e em final de Abril, estendemos essa interrupção até finais de Junho.

Ao aproximar-se essa data, julgamos oportuno emitir este comunicado resumindo a situação real atual do Caminho e as consequências disso nas atividades futuras de nossa Associação.

Desde meados de Maio a Espanha vem seguindo um plano de retorno às atividades normais pós-pandemia, designado “desescalada”, dividido em 5 etapas de aproximadamente 2 semanas cada, conforme a pandemia diminuísse de intensidade. A expectativa de entrada na fase final foi agora antecipada para dias 21 e 22 de Junho. Assim, a partir dessa data a Espanha e os países do Território Schengen voltarão a receber estrangeiros, desde que cumpridas algumas condições prévias. A fronteira com Portugal será reaberta dia 1º de Julho, mesma data em que a Catedral e a Oficina de Acolhida ao Peregrino reabrirão suas portas.

Veja mais detalhes sobre isso neste link:

- Alterações de procedimentos na abertura de fronteiras e permissão de entrada por países (fonte: https://m.europapress.es/nacional/noticia-sanchez-anuncia-presidentes-sera-ultima-videoconferencia-21-junio-abren-fronteras-ue-20200614103529.html)

É importante notar no corpo da notícia que cidadãos provenientes de países ainda com altos índices de contaminação por Covid 19, não serão admitidos em território europeu. Haverá uma lista com esses países, que será revisada periodicamente. Os países das Américas, a Rússia e o Reino Unido são prováveis candidatos a fazerem parte dessa lista, pelo menos no início.

Há também outros fatores de incerteza envolvidos, como com relação aos albergues:

- Aplicabilidade/viabilidade econômica de aplicação dos protocolos definidos para funcionamento dos albergues ao longo do Camino, com indefinição de albergues que abrirão ainda em 2020
(fonte: https://www.autonomosyemprendedor.es/articulo/actualidad/albergues-camino-santiago-dudan-abrir-dar-ano-perdido/20200612180416022461.html)

Em resumo, amigos, as coisas começam a se definir; entretanto, ainda há muitas indefinições, questões que serão solucionadas apenas quando se apresentar um momento mais apropriado, com mais fatos e informações que contribuam para uma melhor decisão.

Pretendemos emitir novo boletim na próxima semana, ou antes, se novos fatos assim indicarem. Nele, comunicaremos os planos futuros da Associação.

Também cientes da profusão de informações, muitas vezes desencontradas, duvidosas ou movidas por interesses outros que não filantrópicos, listamos abaixo alguns sites onde estão informações pertinentes, confiáveis e isentas, para ajudá-lo na definição de seus planos.

Grande abraço Peregrino a todos!!!