Rua Tibiri, 59 (próximo do metrô Jd. São Paulo - Airton Senna) - São Paulo - SP (VER MAPA)
CEP: 02043-070 | Tel.: +55 11 5549.6160 | acacs-sp@santiago.org.br
Atendimento ao Público: 2ª à 6ª feira das 9h00 às 17h00(com agendamento), Sábado: Das 9h00 às 13h00

SIGA A ACACS-SP!

social face social instagram social youtube

CAMINHOS DE CRISTINA - MG

Categoria :
Caminhadas
Datas
29/10/2021 18:30 - 02/11/2021 14:30

O Sul de Minas Gerais foi efetivamente desbravado somente na segunda metade do século XVIII, quando começou a se esgotar o ouro de localidades como Sabará, Ouro Preto, Mariana, Congonhas e São João Del Rey. Mineradores partiram daquela região, procurando o metal nos sertões sul mineiros, que serviam de caminho do interior para o litoral. Outros os seguiram, atraídos pela possibilidade de se apossarem das vastidões de terras ainda desabitadas e pela fertilidade de seu solo.
Dessa maneira foi povoado o Sertão da Pedra Branca, localizado em uma das ramificações da Serra da Mantiqueira. O local era habitado somente por um pequeno número de índios da tribo dos Puris.

Em torno do pico com o mesmo nome, a partir de 1797, surgiram 22 sesmarias. Estas eram porções de terra com medida padronizada (meia légua = cerca de 2 mil hectares), que, após serem tomadas por desbravadores, eram solicitadas em doação à Coroa Portuguesa, visando o seu aproveitamento agropastoril. Os proprietários recebiam um documento denominado Carta de Sesmaria, que lhes garantia a posse da terra.

A primeira sesmaria concedida pelo Governo da Capitania de Minas Gerais no território do Sertão da Pedra Branca foi a da Barra Mansa, em 1797, recebida por João de Souza Portes. São do mesmo ano as concessões das sesmarias do Pitangal, cujo primeiro proprietário foi João Fernandes da Silva, e do Urutu, de propriedade de Manoel Cardoso de Menezes.

Durante os últimos anos do século XVIII e os primeiros do XIX, as sesmarias estabelecidas no Sertão da Pedra Branca foram: Cumquibus, Glória do Sertão, Pouso Frio (ou Paciência), Pitangal, Barra Mansa, Urutu, Barra Grande, Três Pinheiros, São Domingos (ou Diniz), Despropósito, Palmital (região hoje pertencente ao município de Carmo de Minas), Boa Vista dos Pereiras (ou Boa Vista), Sítio do Monte de Baixo (Lambari), Sítio do Monte do Bom Sucesso do Espraiado (ou Mata do Isidoro, região hoje pertencente ao município de Maria da Fé), Campos de Maria da Fé (atual Maria da Fé), Santa Cruz dos Pintos (atual distrito de Pintos Negreiros, município de Maria da Fé), Água Limpa, Vargem Grande (ou Vargem Alegre), Sertãozinho, Boa Vista do Lambari (região hoje pertencente ao município de Olímpio Noronha), Pedra Branca (ou Pedra) e Divisa da Pedra Branca.

Da sesmaria de "Comquibios" (variação do termo latino cum quibus) e de parte da sesmaria do Urutu, teve origem a cidade de Cristina.

CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO1

Há muitos anos a cidade de Cristina MG faz parte de rotas de peregrinação e romarias com destino à Aparecida do Norte/SP. Pessoas que passam dias e noites rezando, meditando, refletindo com destino ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Nos últimos anos o turismo religioso cresceu muito com o aumento também de praticantes de cicloturismo e peregrinação.

Em 2019, um grupo de peregrinos da cidade de Inconfidentes-MG idealizou e criou o “Caminho de Nhá Chica”, uma rota de 260 km que passa por 15 cidades, incluindo Cristina. Com total apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente que desde o início “abraçou” a ideia, a cidade sempre ajudou com divulgações, sinalizações e na mobilização dos municípios mais próximos para se dedicarem às melhorias contínuas do caminho. Após a inauguração do Caminho de Nhá Chica, foi notório o aumento do fluxo de peregrinos em Cristina e região, principalmente durante a semana, quando as pousadas têm pouco movimento.

Com esta motivação, a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente idealizou e executou com total apoio da Paróquia do Divino Espírito Santo o projeto de criação da “Rota das Capelas”, a primeira rota de peregrinação do município de Cristina. Um caminho de 23 km que tem o ponto de saída na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e passa pela Capela de Nossa Senhora do Rosário, Capela de Nossa Senhora da Glória, Capela de Nossa Senhora das Graças e Capela de Santo Expedito, nos bairros do Campo do Rosário, da Glória, Fazendinha e Barra Mansa.

PEDRA BRANCA

Grande rochedo, com 1.847m de altitude, é estabelecido como o segundo ponto culminante do município. Batizado como Pedra Branca devido à pigmentação clara de sua rocha, serviu de orientação para os desbravadores que, a partir da Serra da Mantiqueira, identificavam todo o território de entorno como Sertão da Pedra Branca. A Serra da Pedra Branca, aos pés do Pico, é região limítrofe dos municípios de Cristina, Conceição das Pedras e Pedralva. O local possui temperatura anual em torno de 16º C e pluviosidade de 1.500mm/ano. A vegetação é preservada, remanescente da Mata Atlântica, com alto valor científico, econômico e social. Além de todo acervo natural e uma topografia extraordinária, oferece ótima opção em turismo ecológico, prática de trekkings, camping e escalada. É um local perfeito para os profissionais ou amadores do montanhismo, que gostam de acampar e contemplar a paisagem privilegiada, pois avistam-se do rochedo muitos municípios da região.

CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO2

PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO – CRISTINA-MG

Cristina é produtora dos melhores cafés especiais do Mundo. Localizada na Mantiqueira de Minas, região que detém IP (Indicação de Procedência) desde 2011, temos vários produtores que já conquistaram o disputado título "Cup of Excellence", com destaque para o Sr. Sebastião Afonso, único produtor do mundo a ganhar o título duas vezes consecutivas (2014 e 2015).

Os roteiros dos cafés especiais levam o turista a vivenciar uma experiência única, conhecendo todo o processo produtivo, visitando lavouras e degustando esses deliciosos cafés. Também é possível agendar cursos de barista e degustações. É necessário agendamento prévio e acompanhamento de guias.

ROTEIRO DETALHADO:

29 de outubro de 2021 (SEXTA-FEIRA):

18h30: apresentação em frente ao Centro Cultural Vergueiro: Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo - SP, 01504-000
19h00: saída do ônibus da Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso, São Paulo – SP. (já considerado os 15 minutos de tolerância);
21h30: horário estimado para jantar no Graal de Estiva - MG (por conta de cada participante);
00h00: horário estimado para a chegada do ônibus na Pousada do Giovanni. End.: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 160 Cristina – MG. CHECK-IN

 

30 de outubro de 2021 (SÁBADO): TRAJETO ROTA DAS CAPELAS

 CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO3 CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO4

06h30: horário estimado para inicio do café da manhã na Pousada do Giovanni, incluso no valor da pernoite.
07h30: horário estimado para reunir o grupo, fazer os alongamentos e a Coordenação da ACACS–SP e os guias da Cristina Adventure passarem os ultimos detalhes da caminhada do dia.
08h00: Inicio da Caminhada.
Extensão: O percurso total será de aproximadamente 23,0 km. O trajeto é circular e inicia-se na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. O trajeto a ser percorrido levará de 5 a 6hs de caminhada.
Nível de dificuldade: INTERMEDIÁRIO – Exige um bom preparo físico dos participantes e daqueles que estão se preparando para o Caminho de Santiago de Compostela. Não é recomendada para pessoas sedentárias, com pouco preparo físico, sem experiência ou que possuam algum problema cardíaco ou alérgico.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO:

***SEGURO DE TRILHA:
Cobertura conforme condições gerais constantes no contrato do seguro.
***CARRO DE APOIO:
Haverá carro de apoio, com água gelada e frutas.
***ALIMENTAÇÃO:
Almoço para todos na Pousada do Giovanni já incluso no pacote (bebidas serão cobradas à parte).
O Jantar será opcional, por conta de cada participante, e poderá ser feito na Pousada ou em outros locais recomendados pelo Guia da cidade de Cristina/MG.

 

31 de outubro de 2021 (DOMINGO) TRAJETO ROTEIRO DO CAFÉ ESPECIAL

CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO5 CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO6 CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO7 CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO8

06h30: horário estimado para inicio do café da manhã na Pousada do Giovanni, incluso no valor da pernoite.
07h30: horário estimado para reunir o grupo, fazer os alongamentos e a Coordenação da ACACS–SP e os guias da Cristina Adventure passarem os ultimos detalhes da caminhada do dia.
08h00: Inicio da Caminhada.
Extensão: O percurso total será de aproximadamente 18 km. O trajeto inicia-se na Pousada do Giovanni e é uma caminhada pelos bairros produtores de café com degustação, visita guiada à Fazenda Transwall, produtora de cafés premiados da marca “Cafés Cristina”. Conhecimento do processo produtivo, (cafezal, terreiro, seca, degustação comentada). Visita a Capela de Nhá Chica, Museu da Fazenda e às dependências da fazenda. Almoço: comida mineira no fogão a lenha.
Nível de dificuldade: LEVE – Exige um bom preparo físico dos participantes e daqueles que estão se preparando para o Caminho de Santiago de Compostela. Não é recomendada para pessoas sedentárias, com pouco preparo físico, sem experiência ou que possuam algum problema cardíaco ou alérgico.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO:

***SEGURO DE TRILHA:
Cobertura conforme condições gerais constantes no contrato do seguro.
***CARRO DE APOIO:
Haverá carro de apoio, com água gelada e frutas.
***INGRESSOS: Entradas nos atrativos e degustação dos cafés já inclusos.
***ALIMENTAÇÃO:
Café da manhã na Pousada do Giovani (já incluso no pacote).
Almoço na Fazenda Transwall (bebidas serão cobradas à parte).
***RESGATE DO GRUPO: O grupo será resgatado pelo microônibus na Fazenda Transwall e levado para a Pousada do Giovanni.
*** O JANTAR: será opcional, por conta de cada participante, e poderá ser feito na Pousada ou em outros locais recomendado pelo Guia na cidade de Cristina/MG.

 

01 de novembro de 2021 (SEGUNDA-FEIRA): ROTEIRO DO AZEITE

CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO9 CAMINHOS DE CRISTINA MG FOTO10

06h30: horário estimado para inicio do café da manhã na Pousada do Giovanni, incluso no valor da pernoite.
07h30: horário estimado para reunir o grupo, fazer os alongamentos e a Coordenação da ACACS–SP e os guias da Cristina Adventure passarEM os ultimos detalhes da caminhada do dia.
08h00: Inicio da Caminhada.
Extensão: O percurso total será de aproximadamente 21,5 km. O trajeto inicia-se na Pousada do Giovanni e o grupo caminhará por estradas de terra. Termina na Fazenda Maria da Fé, produtora de azeite 100% nacional. Visita ao Olival, degustação de azeites e almoço na própria fazenda.
Nível de dificuldade: INTERMEDIÁRIO – Exige um bom preparo físico dos participantes e daqueles que estão se preparando para o Caminho de Santiago de Compostela. Não é recomendada para pessoas sedentárias, com pouco preparo físico, sem experiência ou que possuam algum problema cardíaco ou alérgico.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO:

***SEGURO DE TRILHA:
Cobertura conforme condições gerais constantes no contrato do seguro.
***CARRO DE APOIO:
Haverá carro de apoio, com água gelada e frutas.
***ALIMENTAÇÃO:
Café da manhã na Pousada do Giovanni (já incluso no pacote).
Almoço na Fazenda Maria da Fé, já incluso no pacote, (bebidas serão cobradas à parte).
***RESGATE DO GRUPO: O grupo será resgatado pelo microônibus na Fazenda Maria da Fé e levado para a Pousada do Giovanni.
*** O JANTAR: vai ser opcional, por conta de cada participante, e poderá ser feito na Pousada ou em outros locais recomendado pelo Guia na cidade de Cristina/MG.

 

02 de novembro de 2021 (TERÇA-FEIRA): Volta para São Paulo

07h00: Horário estimado para o café da manhã na Pousada do Giovanni (já incluso no pacote).
08h00: Check-out e despedida do Grupo.
9h00: Retorno para São Paulo no ônibus (transporte já incluso no pacote).
11h30: Parada no Graal de Estiva para almoço (por conta de cada participante).
14h30: Horário estimado para o ônibus chegar no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo.

***COORDENADORES:
Zilene Gonzaga – (11/99677-1506)
Ricardo Brivio – (11/97316- 0713)
ACACS-SP

ATENÇÃO:
***Levar CRACHÁ DE ASSOCIADO, pois não haverá crachás.
***Cada participante deverá PROVIDENCIAR SUA PRÓPRIA ÁGUA para o inicio da caminhada.

CONTRIBUIÇÃO:

Ônibus
a) Associados: R$ 1.470,00 à vista (em dia com a anuidade);
b) Não-associados: R$ 1.560,00 à vista.

INSCRIÇÕES:
Enquanto houver vagas, pelo e-mail acacs-sp@santiago.org.br ou WhatsApp (11) 96370-1691.

Somente serão consideradas inscritas as pessoas que efetuarem a contribuição (no máximo em 48 horas após a pré-reserva) e comprovarem o depósito junto à secretaria da Associação. Caso contrário a pré-reserva será cancelada para atender a outros participantes.
Aceitamos PIX (CNPJ 00.968.945/0001-00) ou depósito em conta corrente.
Para pagamento com cartão, dirija-se à sede da ACACS-SP.

FORMA DE CONTRIBUIÇÃO:
Antes de efetuar qualquer contribuição, verifique a existência de vagas. Para efetuar a contribuição com cheque, cartão de crédito, ou cartão de débito, dirija-se à sede da ACACS-SP.

CONDIÇÕES:
1) Somente serão consideradas inscritas as pessoas que efetuarem a contribuição e comprovarem o fato junto à secretaria da Associação.
2) Não havendo o preenchimento do número mínimo de vagas (25), a Associação se reserva o direito de cancelar a Caminhada Preparatória, devolvendo integralmente os valores recebidos, exceto nos casos de recebimento em cartão de crédito.

3) Efetue a contribuição até 48 horas após a confirmação da disponibilidade da vaga; caso a ACACS-SP não receba a confirmação do contribuição, efetuará o cancelamento, sendo necessário realizar uma nova inscrição (pré-reserva), se ainda houver disponibilidade de vagas.
4) A programação estará sujeita a adiamento/cancelamento na hipótese de chuva forte que impeça a realização da caminhada ou outros fatores relacionados à Covid-19.

CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:
Será aceito o cancelamento da inscrição desde que realizado com antecedência. Haverá restituição proporcional, nos seguintes percentuais:
- 90% do valor, caso o cancelamento de inscrições ocorra até 10 dias antes da data da viagem;
- 70% do valor, caso o cancelamento ocorra entre o décimo (10°) dia e até 72 horas do início da viagem;
- 0% do valor, se o cancelamento ocorrer a menos de 72 horas do início da viagem.
Se no ato do cancelamento o usuário apresentar um substituto, será aceita a transferência de direitos, desde que seja efetuada antes de 48 horas do início da viagem (por causa da contratação do seguro), sem custos ou ressarcimentos.

O QUE LEVAR:
Máscara;
• Mochila de ataque;
• Roupas leves apropriadas para caminhadas;
• Par de tênis ou botas de caminhadas (de preferência já amaciadas);
• Par de tênis ou chinelos, para troca no final da caminhada;
• Chapéu de abas ou boné;
• Capa de chuva e/ou agasalho;
Lanche de trilha;
• Cantil ou garrafinhas de água;
• Celular, máquina fotográfica ou filmadora;
• Papel higiênico ou lenço de papel;
• Medicamentos pessoais;
• Repelente;
• Protetor solar;
• Bastão de caminhada ou cajado;
• Muda de roupa para deixar no ônibus;
• E Muita Disposição !!!!!!!!!!!!!!!!!

“Inscreva-se já! Vagas limitadas!
Ajude-nos a transformar esta iniciativa em mais um sucesso. Venha caminhar conosco!"

 
 

Todas as Datas:

  • De 29/10/2021 18:30 até 02/11/2021 14:30
 

EVENTOS ACACS-SP

Outubro 2021
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

ATENÇÃO: O calendário acima sempre mostra o mês atual!

  • Para ver a programação nos outros meses, clique nas setas internas ao lado do mês.
  • E para ver os outros anos, clique nas setas duplas externas.